Podemos definir marketing digital como todas as ações que usam a internet ou dispositivos eletrônicos para divulgar um produto ou uma marca. Atualmente, é uma das principais estratégias para alcançar e tentar relacionar com potenciais clientes.

Você já sabe que o conceito de Marketing está relacionado com o conduzir o cliente até a compra, além de satisfazer suas necessidades e desejos.

Só que a forma como isto é feito mudou muito ao longo do tempo, acompanhando os avanços tecnológicos e os hábitos da população. Nesse sentido, não dá para ignorar que, atualmente, uma grande parcela da população está conectada e usa a internet para comprar.

E é por isto que o marketing digital se transformou na principal forma de fazer marketing e alcançar o público nos dias de hoje. Ele é a estratégia mais eficiente, já que emprega os canais que o público já utiliza.

Quais as vantagens do marketing digital?

Deu para perceber como o marketing digital transformou a relação das empresas com seus consumidores. Mas porquê é que essa estratégia é importante? Quais os benefícios reais para seu negócio?

1. Mais interatividade com a audiência

Uma das características que fazem o marketing digital ser cada vez mais adotado em relação aos meios de comunicação tradicionais é a interatividade com o público que ele oferece.

Pense bem: um anúncio no jornal ou na TV representa um modelo de comunicação de mão única. A marca transmite uma mensagem, mas não estabelece um diálogo com a audiência.

Com os canais digitais, por outro lado, o público consegue interagir com as marcas, opinar sobre produtos e serviços e partilhar conteúdos, tudo com um simples clique.

2. Permite segmentar o público com precisão

Um dos maiores problemas do marketing tradicional é que não existe controlo sobre quem é impactado por uma campanha. É até possível escolher um jornal ou uma emissora de TV mais alinhada ao perfil do público-alvo da marca, mas isso não garante que essas pessoas terão real interesse no produto ou serviço.

Com o marketing digital, por outro lado, é possível direcionar as mensagens e conteúdos para as pessoas certas. Ou seja, apenas para aqueles utilizadores com o perfil ideal para os seus objetivos.

Nos canais online, você pode segmentar o público com muita mais precisão por meio de características como faixa etária, gênero, nível de escolaridade, localização geográfica e até gostos e hábitos de consumo!

Assim, você tem uma campanha mais eficaz e que conversa com o consumidor alvo. E quando o seu conteúdo está alinhado com os interesses do público, a chance dele fechar negócio com você é muito maior.

3. Economia de custos

Já parou para pensar no quanto custa para investir em uma estratégia de marketing offline, como uma série de anúncios na TV ou em um jornal de grande circulação? Acredite, é muito caro!

O marketing digital, por outro lado, exige menos recursos e profissionais para ser colocado em prática. Anúncios em redes sociais, por exemplo, exigem apenas uma fração do investimento de uma estratégia offline.

Além disso, como é possível segmentar o público com muito mais precisão, os recursos são investidos com muito mais eficiência, reduzindo o desperdício.

4. Qualquer empresa pode investir

Como o marketing digital é uma estratégia muito mais barata que o marketing tradicional, podemos dizer que também é mais democrático!

Enquanto que anúncios em TV, jornais e outdoors costumam ser ações reservadas para empresas de grande porte, o marketing digital pode ser aplicado por qualquer um.

A internet permite que até mesmo pequenos empreendedores digitais, como Produtores e Afiliados, usem estes canais online para divulgarem as suas marcas e produtos sem gastar muito e sem precisar de grandes equipas.

5. Permite analisar e medir as ações

Quando você divulga um anúncio em uma revista, dificilmente consegue determinar quantas pessoas foram atingidas pelo conteúdo e a percentagem delas que adquiriram o produto ou serviço depois de ver o anúncio.

Isso não acontece com o marketing digital!

Graças à segmentação, você é capaz de redirecionar a sua comunicação para o perfil exato do seu público-alvo. Além disso, as ferramentas online permitem acompanhar em tempo real os resultados das campanhas com total precisão.